Como deixar a casa mais confortável para idosos

Como deixar a casa mais confortável para idosos

De acordo com o censo demográfico realizado pelo IBGE, mais de 20 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, representando cerca de 10,8% da população

Detalhes como portas mais largas, tomadas mais baixas, barras de apoio nos banheiros, vaso sanitário mais alto e acessos facilitados são alguns detalhes que as pessoas da terceira idade precisam.

É imprescindível proteger aqueles com problemas de equilíbrio e flexibilidade. Ao adaptar a casa para eles, é preciso pensar em tudo para garantir a autonomia dos idosos, permitindo que sua rotina permaneça a mais estável possível. A prevenção reduz o número de acidentes, custos com médicos, hospitais e melhora a qualidade de vida do idoso e de quem vive com ele.

Redução da audição, problemas de visão, hipertensão, labirintite, efeito colaterais de remédios dentre outros fatores são as principais causas dos acidentes, os quais acontecem principalmente dentro de casa. Assim, o lar para uma família com idosos deve ser um local seguro, confortável e deve se adaptar à rotina dos moradores.

Além de detalhes básicos como portas mais largas, tomadas mais baixas, barras de apoio nos banheiros, vaso sanitário mais altoacessos facilitados, preparamos algumas dicas que podem melhorar a vida dos idosos dentro de casa:

Escadas

Na maioria das vezes, o ideal é substituir as escadas por rampas. Instale corrimão com 90cm de altura tanto nas escadas quanto nas rampas. As escadas devem ter patamar entre 28 e 30 cm para que os pés tenham o apoio necessário. Plataformas elevatórias são excelentes soluções para evitar escadas e desníveis.

Iluminação

sempre abundante e uniforme. Com uma casa iluminada, é possível evitar pontos escuros que possam esconder objetos. Facilite o acesso aos interruptores.

Móveis

Observe todos os detalhes da casa e evite que o idoso tenha que se abaixar ou se esticar para alcançar algo. Por isso, é interessante o uso de móveis com altura média, tais como cadeiras e sofás com assento médio e espaldar alto. Substitua móveis com quinas por aqueles com cantos arredondados e evite móveis de vidro. As gavetas devem ter travas de segurança, evitando que caiam ao serem abertas até o final. Armários com portas de correr são ideais, afinal, eles não interferem na área de circulação.

Piso

Escolha os antiderrapantes, tais como cerâmicas com textura tátil e pisos emborrachados.

 

Veja também